Criando oportunidades
SOBRE O MACVEST é um cursinho popular gratuito idealizado por alunos de graduação da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP). MISSÃO Com aulas com enfoque tanto na base quanto no aperfeiçoamento, o MACVEST quer promover o ingresso de alunos em faculdades públicas, proporcionando-lhes a oportunidade de estudar para o vestibular.
DESCRIÇÃO Sem fins lucrativos, o curso Marie Curie Vestibulares, é um preparatório pré-vestibular cujo objetivo é a auxiliar a população menos abastada de Lorena e regiões vizinhas a entrar em uma instituição de ensino superior. O MACVEST oferece ensino de qualidade àqueles que, por razões financeiras, não podem arcar com os tradicionais “cursinhos pré-vestibular”. As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h55 na ETEC Padre Carlos Leôncio localizada na Avenida Doutor Epitácio Santiago, 199 – Centro, Lorena. Aos sábados, no período diurno, são realizados simulados, oficinas e plantões de dúvidas, previamente estabelecidos. QUEM FOI MARIE CURIE? Em 7 de novembro de 1867, na capital polonesa Varsóvia, nasce Maria Sklodowska. Seu pai, professor secundário, foi responsável por lhe dar um conhecimento básico de Ciência. Em sua juventude, Maria envolveu-se em uma organização estudantil que queria revolucionar a Ciência da época e, devido a isso, mudou-se para a cidade polonesa de Cracóvia.
 Em 1981, mudou-se para Paris, onde concluiu os estudos na Sorbonne e obteve a licenciatura em Física e Ciências Matemáticas. Em 1985, Maria casou-se com o professor universitário Pierre Curie e, passou a ajudá-lo em suas pesquisas. Inspirados pela descoberta da reatividade, feito do físico francês Antoine Henri Becquerel, o casal Curie foi responsável pelo isolamento de dois elementos químicos radioativos: o Polônio, que recebeu esse nome em homenagem à terra natal de Marie Curie, e o Rádio. Com a morte de Pierre, em 1906, Marie torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de professora de Física Geral na Faculdade de Ciências. Os seus feitos renderam-na dois prêmios Nobel em categorias científicas, algo único até hoje. O primeiro veio em 1903, quando recebeu o Nobel da Física, juntamente com Pierre e Becquerel, em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação. Em 1911, Marie Curie recebe o Nobel da Química em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento. Marie Curie morre em 1934 e deixa um legado de grande importância para o estudo da Ciência. Fonte: nobelprize.org

© 2016 MACVEST